O que você vai encontrar nesta edição:

🫖 Chá com as estrelas: um bate-papo comigo

🔍 Semana importante para quem? Capricórnio é a bola da vez

🎱 O que está em jogo: um resumo comentado dos principais trânsitos, dia a dia

🧐 Conselho da Nemi: o que prestar atenção

🪐 Dica de conexão astrológica: dia 04/01 faça a sua conexão com o Sol

Chá com as estrelas: honre o seu Mercúrio

(Escrevi essas palavras acompanhada do meu chá preferido, se quiser me fazer companhia na bebida, será um prazer.)

Esta é a minha primeira newsletter de Trânsitos de 2026. Se você já me acompanha há um tempo, saiba que estou muito feliz por começar mais um ano com você por aqui, nesta “nova casa”, sem a corrida do conteúdo das redes sociais. 

Caso você tenha chegado agora, receba minhas boas-vindas.

Neste ano decidi trabalhar as previsões semana a semana, e não focar apenas nos trânsitos mensais lá no Youtube. A ideia com este novo formato é que você possa acompanhar como a dinâmica dos acontecimentos se desenvolve no tempo, com mais critério, mais rastreabilidade e menos generalidade.

Todo domingo, às 06h08, estarei aqui na caixa de entrada do seu email com conteúdo astrológico e histórias de quem vive exclusivamente da Astrologia há mais de 10 anos.

E antes de entrar nas previsões da semana: um lembrete que é quase um juramento editorial.

Meu foco aqui não é “coisa genérica”. A gente vai falar de céu, sim. Mas o objetivo é sempre o mesmo: levar você a honrar o seu Mercúrio (cada um tem a sua forma de aprender) e pensar com o seu mapa em mãos, dentro das suas possibilidades. E a partir disso se questionar “o que é plausível na minha vida hoje?”

Temos um trato?

Então vamos aos primeiros 10 dias de 2026!

(Esta primeira semana será mais longa, teremos previsões para 10 dias. Assim eu consigo seguir com o plano de enviar as previsões da semana todo domingo, cedinho, no horário do Sol. Dia 10/01 será nosso segundo encontro de previsões).

_______________________________________________________________________

Semana importante para quem?

Se você tem o ascendente natal, o ascendente do ano da Revolução Solar ou a sua Profecção do ano é de Capricórnio, essa semana é especialmente importante para você. Além dos 3 planetas que estão neste signo (Sol, Marte e Vênus), Mercúrio também vai ingressar em Caprica. Se está em Profecção de Gêmeos ou Virgem, fique atento ao primeiro dia do ano, porque já teremos uma mudança de tom para você.

Não sabe o que é Profecção, assista a esse vídeo aqui.

_______________________________________________________________________

O que está em jogo nesta semana

O conteúdo a seguir é produzido a partir de cruzamentos e dinâmica dos Trânsitos Astrológicos. Sempre cruze as informações com a sua promessa natal, ou seja, entenda os trânsitos do momento a partir do seu próprio mapa. É isso que dará a individualidade das previsões e hipóteses de acontecimentos.

▶️ 1 de janeiro

Mercúrio em quadratura com Netuno + mudança de tom

O dia 1º começa com uma quadratura de Mercúrio com Netuno. Importante lembrar: quando um aspecto “se completa”, ele já vinha se formando nos dias (ou semanas) anteriores.

Então a pergunta técnica aqui é bem simples:
o que vinha se formando no seu campo mercuriano? Olhe para as áreas regidas por Mercúrio no seu mapa (Gêmeos e Virgem) e também para a casa em que você abriga o seu Mercúrio natal.

Mercúrio + Netuno pode marcar um período em que a informação fica difusa. Não necessariamente uma “mentira”, mas uma névoa que encobre a real visão da situação. Conversas que não levam a lugar algum: uma pessoa vendo uma coisa, outra pessoa vendo outra. Esta seria uma situação típica do momento.

É um bom ponto para cautela com o que se apresenta e com o que é, de fato. Exerça seu pensamento crítico para não comprar crença como se fosse lastro.

Esse cuidado é reforçado por uma condição: Mercúrio está em Sagitário, posição de debilidade deste planeta. Às vezes a confiança vem alta demais, e a realidade ainda está encoberta.

Só que o dia 1º traz uma virada relevante: Mercúrio entra em Capricórnio.
Isso muda o tom, já que Mercúrio passa a ser regido por Saturno e não mais por Júpiter. Capricórnio ancora a informação no que é concreto. No que tem prazo. No que dá para sustentar.

Se eu fosse resumir o dia 1º com um critério:
“o que eu estou viajando na maionese, e não está me trazendo resultado concreto?”

No fim do dia, vale parar e escrever. Planejar. Pôr no papel. Ver Capricórnio no seu mapa e perguntar: “qual área exige mais pé no chão agora?”.

Se Capricórnio cair na sua casa 7, por exemplo, a pergunta fica direta: como está a comunicação nas relações, tanto afetivas, comerciais, parcerias, clientes, fornecedores? Tem assunto de longo prazo que precisa ser tratado?

A bússola do dia é a mesma: buscar o tangível, o plausível, o que tem lastro. E deixar a fantasia onde ela deve ficar: fora das decisões.

_______________________________________________________________________

▶️ 2 de janeiro

Lua completa quadraturas + oposição a Mercúrio: comunicação em evidência

No dia 2, o tema mercuriano continua em alta, mas agora o tom está na Lua. A Lua completa quadraturas com Saturno e Netuno. Tenha em mente que ela já vinha em movimento aplicativo, ou seja, era um aspecto que já estava se formando. (Se você tem dificuldades em entender aspectos, sugiro dar uma olhada neste material que criei pensando especialmente nesta dificuldade que as pessoas têm).

Isso pode ser o momento em que aquilo que estava confuso começa a ficar claro. Às vezes é o ponto em que você precisa se posicionar, falar, deixar explícito o que pensa.

Só que tem um aviso prático: cuidado com decisões no calor da emoção. Se vier alguma informação, leia além da superfície. Não assine nada por impulso, nem só para “tirar da frente”. Fica aqui o conselho.

Na metade da manhã, a Lua entra em Câncer, seu domicílio, mas ela já faz oposição a Mercúrio. De novo temos o foco em comunicação, informação, decisão. Agora com o eixo Câncer–Capricórnio ativado. 

Pode ser notícia que ganha evidência (no coletivo ou no seu mapa), negociações, contratos, um dado que aparece e muda a percepção. A pergunta é: isso é relevante no seu mapa? Em qual casa cai Câncer e em qual casa cai Capricórnio?

Esse começo de ano pede mais do que “achar”, pede observar.

_______________________________________________________________________

▶️ 3 de janeiro

Lua cheia em Câncer + oposição a Marte: assunto em ebulição e necessidade de posicionamento

Dia 3 é o ponto alto da semana: a Lua entra no ápice da dinâmica. Uma Lua cheia coloca o assunto em ebulição, ela ilumina esse ponto. E o que ela ilumina não começou no dia 2 ou no dia 3. Ela é o ápice de um processo que começou lá atrás, há seis meses. Eu trabalho com as lunações longas, então gosto de visualizar o ciclo de seis meses. Se você ainda não conhece essa técnica, tudo bem, em outro momento vou explicar direitinho como ela funciona. Por enquanto, tente lembrar o que estava ‘nascendo’ na sua área de Câncer, cerca de 6 meses atrás.

Então a primeira tarefa aqui é objetiva:
onde está Câncer no seu mapa?

Não caia na “armadilha” de achar que “Câncer é igual à casa 4”, como regra universal. A sua casa 4 será o quarto signo a partir do seu ascendente, é só contar. Eu uso o sistema de casas chamado Signos Inteiros e com ele você consegue ter previsões muito mais assertivas. 

Signo é uma coisa, casa é outra.

Se você tem ascendente em Áries, por exemplo, aí sim Câncer estará na sua casa 4: lar, família, imóvel, terreno, propriedade, encerramento de ciclo nessa temática. Mas se não é seu caso, você precisa olhar a casa onde Câncer está no seu mapa natal e ver os conceitos ligados àquela área.

Entendido até aqui? 

Bom, a Lua cheia em Câncer entra em tensão com Marte (que está bem posicionado, em exaltação, no signo de Capricórnio). Isso pode se manifestar como um conflito em maior evidência, um cutucão que vira uma faísca, ou a necessidade de administrar a tensão com mais maturidade.

A recomendação prática aqui é evitar briga, evitar reação automática, e entender qual assunto está pedindo posicionamento.

No fim do dia, a Lua faz conjunção com Júpiter retrógrado em Câncer. Quando falamos em retrogradação, tenha em mente que não é “assunto novo”. Então observe: pode ser a consolidação de algo que já estava pendente, sendo reavaliado, e que fica óbvio quando a “iluminação” acontece.

E quero chamar atenção para um ponto importante: é comum a gente sentir a tensão do momento. Mas às vezes há um benefício que está se formando ao redor, e que talvez você não esteja enxergando.

Se sua intuição “gritar”, a instrução não é “acredite cegamente”. O que recomendo é: investigue. Vá atrás para ver o que está acontecendo, de fato. 

Se quer mais detalhes sobre esta Lua cheia em Câncer, no dia 31/12 vou postar um vídeo sobre ela no meu canal no Youtube.

_______________________________________________________________________

▶️ 4 de janeiro

Fluidez com Saturno + Lua fora de curso e entrada em Leão: percepção do rumo

No dia 4, o clima melhora. A Lua faz aspecto de maior fluidez, um trígono com Saturno em Peixes, no movimento direto. Há um fechamento sutil de ciclo: Saturno, já nos últimos graus do signo de Peixes, caminha para um encerramento (que se dá lá em meados de fevereiro).

Há também um toque com Urano, rápido e sutil, neste caso. Em geral, em se tratando de aspectos com planetas geracionais (Urano, Netuno e Plutão), a Lua só “ativa algo” de maneira mais perceptível quando já existe contexto no mapa. Ou seja, quando já existe na promessa natal uma condição “de conversa” entre o planeta geracional e a Lua.

Mais tarde, no mesmo dia, a Lua fica fora de curso e ingressa em Leão. Lua fora de curso não é “dia do caos”, ok? Mantenha a calma. Mas atente que não é dia de iniciar algo completamente novo que exige direção. É só seguir o fluxo, fazer o que já está encaminhado.

E, ao entrar em Leão, ela ativará a área deste signo do seu mapa, ainda que por pouco tempo. Em Leão ela traz a pergunta de essência: o que é seu de verdade e o que você está fazendo para agradar, cumprir expectativa, repetir roteiro?

Não é um dia de chutar o balde. É um dia de observação: a realidade começa a ganhar contorno, cabe a você observar.

_______________________________________________________________________

▶️ 5 de janeiro

Sem aspectos novos, mas com uma pergunta central: o que é essência e o que é obrigação?

No dia 5 não teremos novos aspectos no céu nas 24 horas em questão, mas isso não significa que “nada acontece”. Tenha em mente que a leitura do dia depende do que já está ativado.

A Lua segue em Leão: líderes, honrarias, mas, principalmente, essência. E aí a reflexão é quase incômoda:

o que, na sua vida, você realmente se identifica?
o que faz parte da sua verdadeira essência?
e o que você faz porque “tem que fazer”?

Essas perguntas entram em diálogo com o Sol em Capricórnio: decisões de longo prazo, responsabilidade, estrutura.

Veja, atos não devem ser avaliados isoladamente. Temos um fio sendo puxando para os meses seguintes, e isso tende a aparecer com mais nitidez quando Saturno entrar em Áries, em meados de fevereiro, como já adiantei.

_______________________________________________________________________

▶️ 6 de janeiro

Lua ativa Urano + conjunção Sol e Vênus: stellium em Capricórnio e realidade como critério

Dia 6 temos a Lua tocando Urano retrógrado em Touro: mudanças rápidas, com pequenas ativações.

Aqui também temos o Sol fazendo conjunção com Vênus em Capricórnio. Se você não olhou com atenção pro céu, temos um stellium em Capricórnio: Mercúrio, Vênus, Sol e Marte estão por lá. Quando três ou mais planetas estão no mesmo signo (eu não conto os geracionais para esta finalidade), temos essa condição que chamamos de stellium

Isso coloca o eixo Câncer–Capricórnio ainda mais em evidência, o que já vem sendo uma pauta. Em linhas gerais, essa conjunção pode tocar em temas de liderança, cargos de projeção, figuras femininas em posição de comando. No mapa pessoal, isso pode tocar em várias áreas: dinheiro, saúde, trabalho, relações… tudo depende das casas que são regidas por Vênus no seu mapa natal. Dito de outra forma: olhe em quais áreas do mapa você tem o signo de Touro e de Libra, elas poderão ser ativadas.

Neste dia também temos a Lua adentrando o signo de Virgem: em resumo, ela pede pragmatismo. Signo de Terra. Realidade. O que dá para concretizar, e o que não dá. O que é útil, e o que não é. Tenha discernimento e lucidez sobre posições e informações, tanto as que você emite quanto as que absorve.

_______________________________________________________________________

▶️ 7 de janeiro

Bons aspectos + Vênus conecta com Marte: decisão, utilidade e vida real

Já o dia 7 vem com uma “carinha feliz”. Lembrando sempre: isso é uma observação geral, pois tudo depende do seu mapa natal. Mas, sim, o céu está mais cooperativo.

Agora é hora de Vênus conectar com Marte em Capricórnio. Essa conjunção é forte e se dá por volta dos 17 graus deste signo. Se você tem algo muito próximo desse grau (máximo de 5 graus de distância), pode ser particularmente importante. Veja se os aspectos que se formam são mais fluídos (trígonos e sextis) ou mais desafiadores (quadraturas e oposições).  

Mas, novamente: sem mapa, não dá para antever nada, de fato. Com o mapa natal em mãos, é possível observar e levantar algumas hipóteses direcionadas. Faça o exercício ao avaliar o céu do momento em relação ao seu mapa.

A Lua  ainda em Virgem reforça o senso de utilidade. É um bom dia para discernir: o que eu posso fazer de maneira prática para resolver pendências?

Exemplos que o próprio contexto traz: contrato, contratação, compra e venda, entrevista de emprego. É dia de se preparar, de olhar meta, estratégia, valores, e perguntar se os valores do “barco” em que você vai entrar conversam com os seus.

Esse é um ponto central da Astrologia de Fato: traga o trânsito para um assunto da sua vida real. É assim que a técnica vira ferramenta.

_______________________________________________________________________

▶️ 8 de janeiro

Oposição com Saturno + ajustes: realidade tira o “glitter rosa”

Dia 8 de janeiro começa com a Lua ainda fazendo bom aspecto com Júpiter retrógrado em Câncer: ética, moral, decisões de associação, longo prazo.

Mas, no meio do dia, essa Lua faz oposição a Saturno, ativando um ponto mais tenso no eixo Câncer–Capricórnio. Para que você entenda: estou olhando para a oposição entre os regentes desse eixo Câncer e Capricórnio, embora a posição da Lua e Saturno no céu do momento esteja em Virgem e Peixes. Enfim, é preciso olhar para os regentes e para as áreas que eles comandam para entender toda uma dinâmica de análise.

E aqui vem mais uma explicação que quero sublinhar: o eixo em questão pode ser 1–7 (relações), 2–8 (finanças), 3–9 (conhecimento/viagens), 4–10 (família/carreira), 5–11 (projetos/socialização), 6–12 (trabalho/saúde/psiquê). A pergunta técnica é: qual desses é o seu? Avalie o momento tendo essa resposta em mente.

Mais tarde, há aspectos favoráveis com Urano e Netuno e a Lua que ingressa em Libra. O dia é do tipo “morde e assopra”.

Pode ser um dia em que a realidade se apresenta com mais nitidez, e nem sempre isso é agradável. Às vezes você confia muito em algo, e um fato aparece e mostra que não era bem aquilo.

Eu gosto da imagem que surge aqui: tirar o véu, tirar o “glitter rosa”, como costumo dizer. Ver a realidade como ela é. E, a partir disso, tomar decisões mais pertinentes, não baseadas no que você imaginava, mas no que se apresenta.

_______________________________________________________________________

▶️ 9 de janeiro

Sol conjunto a Marte + oposição Vênus–Júpiter: pulso firme e revisão de crenças

Dia 9 intensifica a dinâmica: agora temos Sol em conjunção com Marte. Isso pode pedir pulso firme, no coletivo e na vida pessoal. Não é algo “ruim” por definição, mas pode ser exigente.

A conjunção ocorre em Capricórnio (por volta de 19 graus, muito perto da conjunção entre Marte e Vênus, há dois dias). Se você tem algo próximo desse ponto, observe com mais atenção.

Na sequência, Vênus faz oposição a Júpiter, e aqui falamos de dois benéficos. Oposição entre planetas benéficos não é o mesmo que oposição com maléficos (como Marte e Saturno). Aqui, muitas vezes, a leitura é: entender o que está bom e o que não está, e ajustar a perspectiva a partir disso.

O contexto do momento dá uma metáfora muito clara: palavras bonitas sem atitude não servem. Buquê de flores não substitui mudança real.

Isso pode valer para relações, mas também para você em relação a você mesma: onde você está se “auto passando pano” enquanto a realidade não confirma?

Há também uma quadratura da Lua com Mercúrio no fim da noite. A tônica pode pedir decisão em relação à área de Libra (um signo cardinal, de ação) sob fricção informacional. Nem sempre você tem clareza completa, a instrução implícita é: observar a dissonância entre desejo e fato.

_______________________________________________________________________

▶️ 10 de janeiro

Oposição Sol–Júpiter: conflito de interesses, posicionamento e longo prazo

Dia 10 fecha o ciclo de análise desta primeira edição da newsletter com oposição Sol–Júpiter. O ponteiro do Sol acabou de “bater” em Marte e, na sequência, se opõe a Júpiter. Marte também faz oposição a Júpiter.

A dinâmica fica nítida e a pauta é: algo se apresenta e entra em conflito com crenças, imaginações, ou até com o campo emocional/sensível (Júpiter em Câncer). Com a Lua ainda em Libra, um signo de ar, masculino, e com um cenário de quadraturas e oposições, temos um fechamento mais denso.

Pode haver conflito de interesses, disputa de valores, discussão de dogmas, no coletivo e no íntimo. Mas a instrução principal ainda segue: observe a relevância no seu mapa natal. Se estes aspectos entre os planetas já existem no seu mapa, a tendência é que, para você, a tensão deva ser mais proeminente.

Há uma frase que sintetiza bem o fechamento que quero destacar: Libra é cardinal, mas é um signo atrelado a Vênus, e Vênus em Capricórnio lembra que longo prazo não é só “gostoso”.

Às vezes não é sobre o que eu quero fazer hoje.
É sobre o que precisa ser feito para ter resultado benéfico no futuro.

Esse fechamento pede posicionamento.
Pede ajuste.
Pede maturidade.

E pede uma leitura que não seja “o que vai acontecer comigo”, mas “o que eu vou bancar na minha vida”.

_______________________________________________________________________

Conselho da semana

Se eu tivesse que te deixar com uma única tarefa para esses primeiros 10 dias, seria essa:

entenda onde Câncer e Capricórnio caem no seu mapa.

Esse eixo é estimulado desde o início: comunicação, informação, decisões, relação entre crença e fato, entre conforto e responsabilidade, entre emoção e estrutura.

E há algo importante aqui: muita coisa desses dias se conecta com o que acelera a partir da metade de fevereiro e com o segundo semestre. Às vezes você acha que é “pequeno”, mas tem fio puxando lá na frente.

É por isso que a Astrologia, quando bem aplicada, com método e fundamento, não é “previsão genérica”. É planejamento.

_______________________________________________________________________

Convite da Nemi

Quer adentrar 2026 com esse olhar astrológicos com critérios claros, raciocínio técnico e previsões que você consegue cruzar com a vida realNos dias 15 e 16 de janeiro farei dois encontros ao vivo pelo zoom para tratar sobre O que esperar de 2026.

Os encontros iniciam às 19h30, e você terá acesso à gravação do material após o evento.

A proposta não é “te contar uma história do que acontece no céu”.
É te mostrar como analisar 2026 com estrutura, com responsabilidade e com base técnica.

Se você quer participar, garanta a sua vaga desde já.

_______________________________________________________________________

Dica de conexão astrológica para a semana

Não faz muito, não, mas nos últimos meses de 2025 comecei a tratar do assunto “conexões astrológicas” lá no meu Instagram @nemiastro. Esse é um tema que precede o conteúdo de magia astrológica, as conexões são como “uma antessala”, uma aproximação intencionada que fazemos com os planetas.

Não sei se você participou comigo do intensivo de conexões que fizemos em novembro, mas dentro do conteúdo que vimos, trabalhamos alguns rituais de conexões para cada um dos planetas. Em algumas das edições da Astrologia de Fato, sempre que o momento estiver favorável, trarei alguma sugestão de conexão simples para você colocar em prática.

Nestes primeiros dias de janeiro, sugiro que você use o dia 04/01, um domingo, dia do Sol para colocar em prática uma conexão com este planeta. Nesta data, a Lua entra em Leão, signo regido pelo Sol. Conectar-se com o Sol é uma maneira simples e milenar de se lembrar da própria força. Não é à toa que é usada há milênios em várias culturas. A ideia desta conexão é trabalhar seu verdadeiro caminho de verdade e vontade, seu propósito.

Faça a sua conexão no período da tarde, enquanto o Sol ainda estiver visível (não vou trazer horários aqui, porque tudo depende do lugar onde você está). A conexão segue uma sequência de respiração + visualização + afirmações.

Acompanhe a seguir o que você deve fazer:

Imagine uma luz dourada do Sol entrando no centro do peito. Inspire e segure o ar por 2 segundos. Expire lentamente pela boca contando até 6, sentindo essa luz se espalhar pelo corpo.

Para ativação da autoconfiança: coloque uma mão no peito e repita mentalmente (ou bem baixinho):

“Eu confio em quem eu sou.”

“Minha presença é suficiente.”

“Eu posso ocupar meu espaço.”

Não force acreditar, apenas permita sentir.

Ao terminar, erga levemente o queixo. Sorria de leve. Imagine o Sol atrás de você, como um apoio constante. Agradeça e sinta a proteção solar em seu campo, sempre que quiser ativá-la, imagine uma bolha dourada e você dentro dela.

Perceba que este é um ritual de conexão bem simples, mas que pode ser muito poderoso se você colocar intenção.

Ah, depois que você fizer esse exercício de conexão com o Sol, depois me conta lá no Instagram como foi pra você, o que sentiu. Se você está no grupo de Conexões Astrológicas, comenta por lá sobre a sua experiência.

_______________________________________________________________________

Como esta é a minha primeira newsletter de previsões, quero muito saber o que você achou. Então vote nas opções abaixo.

Até o próximo domingo, sempre às 06h08.

Um beijo,

Nemi

Astrologia de Fato é criada por Nemi Astro.

Nosso lema - se não pode ser verificado, não é astrologia: é opinião.

Se algo acontece, há uma lógica astrológica por trás, e ela pode (e deve) ser estudada.

Keep Reading

No posts found