Edição #2

O que você vai encontrar nesta edição:

🫖 Chá com as estrelas: O momento em que o mapa deixou de ser teoria

🔍 Semana importante para quem? Capricórnio e Câncer seguem como eixo-chave (com Escorpião e Sagitário modulando o tom)

🎱 O que está em jogo: um resumo comentado dos principais trânsitos, dia a dia

🧐 Conselho da Nemi: o que prestar atenção

🪐 Dica de conexão astrológica: 14 janeiro - Ritual da Verdade Viva

Chá com as estrelas: O momento em que o mapa deixou de ser teoria

Voltar de férias costuma trazer uma mistura de descanso e inquietação. Tentei me desconectar do celular, desacelerar a mente, mas quem tem Mercúrio em signo de Fogo sabe: há sempre um grilo insistente dentro da cabeça, pedindo movimento, sentido, decisão.

Entre as reflexões clássicas de início de ano, uma constatação incômoda surgiu com nitidez: ano após ano, eu apenas adio certas mudanças. A vida segue, os ciclos passam, e algumas escolhas ficam eternamente em “processo”.

Minha mãe, com a simplicidade brutal que só as mães dominam, fez a pergunta que ninguém quer ouvir:

“Você está com 46 anos, minha filha. O que teria feito diferente até aqui?”

A resposta veio rápida e honesta. Sabendo o que sei hoje, com o conhecimento do meu mapa e da dinâmica dos ciclos, muita coisa teria sido diferente. Eu não tenho essa visão de: “faria tudo igual, pois foi o que me formou hoje”. Quando somos jovens, acreditamos que certas decisões não têm tanto peso. Mas têm, e muito! As pessoas com quem convivemos, os relacionamentos que escolhemos, os ambientes que frequentamos moldam profundamente quem nos tornamos… As habilidades que não desenvolvemos e deixamos para depois.

Coloquei tudo no papel. Risquei o que o tempo já não permite refazer, descartei o que não depende mais de mim. E, para minha surpresa, a maioria das frustrações não vinha de fatores externos, mas de postura. Da repetida escolha de me colocar em segundo, terceiro, quarto lugar (olha aí, para quem adora dizer que leonino é tudo igual, só pensa em si).

No último ciclo de Saturno em Capricórnio houve uma ficha dolorosa que caiu: o ser humano é capaz de sorrir, te chamar de “mana” e, sem aviso, te ferir profundamente. Não por maldade explícita, mas por conveniência, omissão ou falta de lealdade. E ali eu entendi, que era hora de mudar. E mudei.

Olhando para os ciclos maiores, fica impossível ignorar Saturno. A última vez que o planeta esteve em signo cardinal (2018, 2019) coincidiu com eventos estruturais marcantes, coletivos e pessoais. Agora, com Saturno entrando em Áries, um novo ponto de virada se anuncia. Áries exige decisão, ação e responsabilidade sobre o próprio caminho.

Hora de mudar de postura novamente. Decisões precisarão ser tomadas. Algumas eu já coloquei no papel, alinhadas ao meu mapa natal, de forma prática: se tal situação acontecer, qual postura devo assumir? Qual cenário se abre a partir dessa escolha? Planejar não é controlar o destino, mas escolher conscientemente como responder a ele. E nisso a Astrologia entra como uma ferramenta maravilhosa.

2026 será, sem dúvida, um ano de decisões que moldam a realidade. Não será fácil, as notícias já mostram isso no plano coletivo. Mas, na vida individual, dentro do pouco que está ao nosso alcance, a pergunta central permanece: em qual futuro queremos viver?

O próximo ciclo cardinal de Saturno acontecerá em Câncer, por volta de 2033/2034, outro ponto de tensão e redefinição. O que vivemos agora, sob Saturno em Áries, será a semente da visão que teremos da nossa própria vida daqui a sete ou oito anos.

O gatilho começa agora. Olhar para a vida, para o mapa e para o tempo não é um exercício abstrato, é um convite urgente ao posicionamento. Será que estamos preparados para esse chamado?

(No final desta edição, eu tenho um convite que pode te ajudar a entender o seu “chamado” do ano).

_______________________________

Semana importante para quem?

Se você está com áreas sensíveis ou ativas em Câncer e Capricórnio, essa semana continua sendo especialmente importante para você. Esse cenário já vem se desenhando desde o dia 1º, e você verá um desfecho mais claro a partir da metade de fevereiro.

Além disso, observe com atenção se Escorpião e Sagitário ocupam casas estratégicas no seu mapa, seja no mapa natal ou na Revolução Solar. Isso porque a Lua transita por esses signos ao longo da semana.

Lembrete importante que eu repito sem medo de ser insistente: não existe previsão por signo solar. É possível ter uma orientação mais direcionada partindo do seu ascendente, assim você consegue  localizar as áreas mais ativadas no momento, no caso o eixo Câncer-Capricórnio. Veja também onde estão as regências (Saturno para Capricórnio; Lua para Câncer).

Se você me acompanha há um tempo, já sabe, eu uso o sistema de casas chamado Signos Inteiros. Para quem quer saber mais sobre esse sistema e porque gosto tanto de utilizá-lo, dá uma olhada neste vídeo aqui.

_______________________________

O que está em jogo nesta semana

O conteúdo a seguir é produzido a partir de cruzamentos e dinâmica dos Trânsitos Astrológicos. Sempre cruze as informações com a sua promessa natal, ou seja, entenda os trânsitos do momento a partir do seu próprio mapa e das “sementes” que nele existem. É isso que dará a individualidade das previsões e hipóteses de acontecimentos.

Pegue o seu caderninho, agenda, planner e faça anotações para cada dia com base no seu mapa pessoal. Vamos lá?

▶️ 11 de janeiro

Lua fora de curso + ingresso em Escorpião: atenção e reavaliação

O domingo começa com a Lua passando praticamente a madrugada fora de curso. Isso indica um tom de “seguir o fluxo”, sem ousadia desnecessária. No início da manhã, a Lua ingressa em Escorpião: signo fixo, ligado a Marte que está em exaltação no signo de Capricórnio, formando um sextil com o regente.  Observe ainda que a Lua aplica (“caminha” para formar uma quadratura) para Plutão: mudanças que podem exigir quebra de base para construir algo novo.

O humor do dia pede atenção: evite briguinhas, desentendimentos e, principalmente, aquela dinâmica do “deixa passar… até azedar”. Se eu fosse traduzir o critério do dia:  é melhor refletir e reavaliar do que insistir em empurrar a realidade.

Faça um exercício prático: veja onde Escorpião cai no seu mapa e como isso conversa com a área de Capricórnio. Em alguns mapas, pode tocar o eixo financeiro e pedir decisão estratégica.

_______________________________

▶️ 12 de janeiro

Fluidez sutil: informação útil para decisão pendente

A segunda traz uma Lua com aspecto harmonioso e sutil: trígono com Júpiter retrógrado em Câncer, pode indicar algum benefício, ainda que discreto. Esteja atento, você pode ter acesso a informações que ajudam a decidir algo pendente, especialmente depois de dias de resistência/ponderação.

Num contexto coletivo podemos esperar ajustes estratégicos, notícias ligadas a leis/legislação/governos ou hierarquias. E eu sigo reforçando: o eixo de Capricórnio–Câncer segue estimulado.

No plano pessoal, pense no seguinte: às vezes uma pequena mudança de postura, tom de conversa ou mesmo estratégia no trabalho melhora muito o resultado. 

O tipo de segunda-feira que teremos: um ajuste bem feito vale mais que uma revolução emocional.

_______________________________

▶️ 13 de janeiro

Aspectos fluem, mas com planetas “duros”, a pergunta é: flui para quê?

Aqui, nesta terça-feira, o céu indica bons aspectos, mas vai uma advertência bem ao “estilo Nemi, sem dourar a pílula”: Há sextil da Lua com Marte e trígono com Saturno, mas Marte e Saturno são maléficos, então a pergunta é:  “ok, flui… mas flui para quê?”

Como a Lua ainda está em Escorpião, o tom é mais de percepção do que ação imediata. Você pode perceber algo que traz benefício, mas pode vir com desconforto por exigir tomada de decisão ou mudança de postura. E, às vezes, chega algo não planejado, mas que tem um desfecho interessante. Observe.

No fim do dia, temos uma Lua fora de curso rápida que segue com seu ingresso em Sagitário

E aqui um conselho da titia Nemi, fundamentado na base da Astrologia:
nada “começa do nada”. Casamento não acontece no mesmo dia do encontro. Promoção não nasce no dia da assinatura. Existe contexto sendo criado. E os acontecimentos vão se desenhando ao longo do tempo.

_______________________________

▶️ 14 de janeiro

Mercúrio em oposição a Júpiter: choque de realidade e revisão de “verdades”

Aqui o ponto principal do dia é Mercúrio em oposição a Júpiter. É uma oposição com um planeta benéfico, bem diferente de uma oposição com um maléfico como Marte (falo muito disso nesse material aqui, criado especialmente para quem tem dificuldades com aspectos astrológicos). 

O que eu destaco para esta quarta-feira:

  • informação desencontrada,

  • estudo/aprendizado que coloca uma crença em cheque,

  • realidade que te força a reavaliar uma “verdade absoluta”.

Atenção porque essa oposição acontece em signos cardinais, que são ligados à ação e abertura de ciclo. Então não é só “entender” o que ocorre, o momento pode pedir algum ajuste de ordem prática. Como sempre, observe onde isso ocorre no seu mapa.

Mais um recado importante: cuidado com informação inflacionada, tom magnânimo, proposta “exageradinha”. Aquela clássica: “vem comigo que você passa de ano. Em termos atuais, o que podemos pensar: promessas de internet, prints de faturamento, e gente que nem sabe a diferença entre faturamento e lucro querendo te fazer acreditar que aquela proposta é real.

Critério do dia:  qualidade da informação + discernimento capricorniano.
Se parece bom demais, você investiga antes de acreditar. E depois você volta aqui e me agradece. 😉

_______________________________

▶️ 15 de janeiro

Aspectos “bons, porém sutis”: acordos e desfechos venusianos

Esta quinta-feira tem aspectos favoráveis, ainda que sutis. A Lua segue em Sagitário, um signo mutável, e Vênus faz aspectos sutis com Saturno em Peixes, e também toca o “campo mercuriano” rapidamente.

Há possibilidade de desfecho em ações venusianas: observe acordos, negociações, decisões ligadas a relações, estética/valor pessoal, e também figuras femininas em contextos hierárquicos. Sempre volto aqui com aquele lembrete básico: isso é “em linhas gerais”, a relevância de cada possibilidade depende do mapa natal em questão.

Ainda sobre Vênus, o planeta está no grau 27 de Capricórnio, o que me faz pensar em terra, futuro, pé no chão. Mas como ela é regida por Saturno em Peixes, a nuance mostra um movimento sutil, mutável. 

Olhando para o cenário eu diria que a recomendação é quase um treino de percepção: não enxergue apenas a tensão.

Às vezes há mudanças interessantes se formando e você perde o bonde porque está olhando apenas para o que incomoda.

_______________________________

▶️ 16 de janeiro

Adaptação, mão na massa e entrada da Lua em Capricórnio

Com a Lua ainda em Sagitário, ou seja, em terreno mutável, ainda estamos lidando com um momento de adaptação, exigindo jogo de cintura. 

Há cutucões desta Lua com Saturno e Netuno na madrugada, sugerindo que algumas situações podem começar a se apresentar no fechamento do dia anterior. É uma conversa favorável que agora passa para um terreno mais concreto, pois exige execução.

Depois disso, temos uma Lua fora de curso que, pela manhã ainda, entra em Capricórnio. Com isso, o tom agora é bem mais prático, exige pé no chão. Se antes era um reino do “oba-oba”, agora a realidade cobra engajamento.

Lembre da máxima: Saturno não dá nada de graça.
Ele recompensa no longo prazo: com esforço, execução e profissionalismo.

_______________________________

▶️ 17 de janeiro

Vênus entra em Aquário + Sol em trígono com Urano: inovação útil, sem perder compromisso

No sábado, Vênus faz bom aspecto com Netuno e ainda muda de signo: hoje é dia da sua entrada no signo de Aquário. É importante lembrar quem é Aquário, este signo de ar que é racional, lógico, sistêmico. Sua força está focada em fazer o que é útil para o grupo ou sistema.

Nessa mudança de signo, você pode esperar uma mudança de tom em questões venusianas. Lembre comigo, Vênus está ligada a relações, acordos, estética, valores (não falei amor, veja bem). Essas questões passam a estar mais orientadas a sistema, grupo, projeto, inovação, e ainda ganham um toque criativo bem interessante. Vênus em Aquário, com o regente Saturno em Peixes, pode aparecer como combinação de inovação com refinamento estético. Uma alegoria da situação poderia ser a seguinte: pense em inventores, artistas que quebram paradigmas. Esse é o tom.

O Sol em Caprica faz trígono com Urano e pode indicar mudanças não planejadas, mas sutis. Podem surgir percepções novas, a realidade sendo reconfigurada por inovação. Observe, é a minha indicação.

O fechamento do dia (e da semana) com a Lua em Capricórnio em oposição a Júpiter retrógrado. Este é mais um cutucão para encarar crenças e aspirações com execução. E, com o risco de parecer repetitiva, fecho as previsões da semana lembrando que é o eixo Câncer/Capricórnio que se impõe como fio narrativo.

_______________________________

Conselho da semana

Se eu tivesse que te deixar com um único conselho nesta semana, seria este aqui:

não confunda “tom otimista” com realidade verificável.

Lembra do seguinte, informação bonita não basta, proposta magnânima não prova nada. Minha recomendação está em: 

  • investigar antes de acreditar,

  • ajustar estratégia com base em dados (não em promessa),

  • perceber mudanças sutis (não só tensões),

  • executar o que precisa ser feito quando a Lua entra em Capricórnio.

E, para você, estudante de Astrologia fazer bem o seu tema de casa a partir da leitura desta segunda edição da newsletter, olhe onde toda essa movimentação da semana toca no seu mapa. Olhe, principalmente, para as regências destas áreas no seu mapa natal. Nunca se trata em olhar apenas “onde o trânsito está”. Fazer os cruzamentos, seguir o frio do seu próprio mapa, isso muda o direcionamento de tudo.

_____________________________

Convite da Nemi

(Sim, você chegou no convite que comentei lá no início da news)

O ano está começando e é normal a gente se perguntar “o que vem pela frente em 2026?”. Como astróloga, já sei que o mês de janeiro é o que mais recebo interessados em fazer uma leitura de mapa comigo.

Para ajudar você a entender “O que esperar de 2026”, farei dois dias de encontros ao vivo pelo zoom, nos dias 15 e 16 de janeiro, à noite.

Os encontros iniciam às 19h30, e você terá acesso à gravação do material após o evento.

Nos encontros você vai descobrir como usar o olhar astrológico para levantar hipóteses de acontecimentos para sua vida real. Vou te mostrar como analisar 2026 com estrutura, com responsabilidade e com base técnica.

As vagas são limitadas e você pode reservar a sua aqui.

____________________________

Dica de conexão astrológica para a semana

Nesta seção, eu sempre sugiro alguma ação de conexão com os planetas que você pode realizar durante a semana. É algo simples, que qualquer pessoa pode colocar em prática. Mas se quiser um conteúdo mais elaborado, recomendo que você mande uma mensagem para o whats do meu suporte e considere entrar para o curso de Conexões Astrológicas. Neste link você dá um alô para as meninas que atendem meus alunos.

Na quarta-feira, dia 14/01, com a Lua em Sagitário você pode trabalhar o Ritual da Verdade Viva.

A Lua em Sagitário com Sol e Mercúrio em Capricórnio favorece o alinhamento entre crença, ética e direção de vida. Não se trata de prever o futuro, mas de reconhecer qual estrada é legítima para a sua alma. 

Quarta-feira é regida por Mercúrio, mensageiro entre mundos. Aqui, ele atua como intérprete entre a mente concreta e a visão espiritual, unindo à Lua é o momento ideal para intencionar transformar intuição em clareza prática , ainda mais se escolher a hora do Sol (11:30 horário de Brasília).

Neste horário, pegue um papel e caneta, escreva apenas uma pergunta, clara e honesta, como:

“Qual verdade preciso assumir agora?”

“Qual caminho já reconheço, mas ainda não sigo?”

“O que precisa ser deixado para que eu avance?”

Dobre o papel e coloque-o sob um livro. Com os olhos fechados e a mão sobre este mesmo livro, concentre-se na pergunta e deixe que palavras e imagens venham a sua mente.

Permaneça em silêncio, observe imagens, palavras internas, sensações.
A verdade, sob Lua em Sagitário, costuma vir como reconhecimento, não como surpresa.

Ao final, escreva sem censura no mesmo papel da pergunta:

  • Qual verdade ficou evidente?

  • Onde tenho sido infiel ao meu próprio caminho?

  • Que postura concreta essa Lua me pede?

Leia a sua resposta em voz alta e finalize com uma frase-âncora, por exemplo:

Eu escolho caminhar de acordo com a verdade que reconheço.

___________________________________

E chegamos ao fim da segunda edição da newsletter Astrologia de Fato.

Estou trabalhando para encontrar o melhor tom desta news de previsões, mas também do bate papo semanal e quero muito saber o que você achou. Então vote nas opções abaixo.

Até o próximo domingo, sempre às 06h08.

Um beijo,

Nemi

Astrologia de Fato é criada por Nemi Astro.

Nosso lema - se não pode ser verificado, não é astrologia: é opinião.

Se algo acontece, há uma lógica astrológica por trás, e ela pode (e deve) ser estudada.

Keep Reading